O QUE É REFORÇO ESTRUTURAL NO TUBO DE CONCRETO

O QUE É REFORÇO ESTRUTURAL NO TUBO DE CONCRETO

Conheça as possibilidades de reforço estrutural estabelecidas pela Normal de Tubos de Concreto

A fabricação de um tubo de concreto é um processo que depende de diversos fatores e informações, sendo que a principal delas é aplicação para a qual se destina, interferindo por exemplo, diretamente no reforço estrutural da peça. A Norma Técnica Brasileira que regulamenta a fabricação dos tubos é a ABNT NBR 8890 – Tubo de concreto de seção circular para água pluvial e esgoto sanitário ― Requisitos e métodos de ensaios. Nessa Norma são definidos 2 parâmetros importantes: os diâmetros mais comercializados e as classes de resistência.

Caminhão Concretos Florense com Tubos de Concreto

Caminhão da Concretos Florense carregando os Tubos de Concreto

As nomenclaturas usadas para tubos de concreto são definidas de acordo com sua finalidade, classe de resistência e presença de reforço estrutural, que é o assunto que viemos tratar nesse conteúdo:

  • Tubos de concreto destinados à condução de água pluvial:

» Sem armação (simples): PS1 e PS2;

» Com armação: PA1, PA2, PA3, PA4;

  • Tubos de concreto destinados à condução de esgoto sanitário:

» Sem armação (simples): ES;

» Com armação: EA2, EA3, EA4;

Aproveite e leia: Qual a importância da hidratação do concreto

O reforço estrutural indica se o tubo de concreto possui armação, ou armadura de aço em seu interior. A Norma de tubos de concreto (ABNT NBR 8890) apresenta 3 possibilidades de reforço:

1. Tubo simples, sem reforço estrutural, ou seja, sem armação;
2. Tubo armado com barras, telas de aço soldadas ou fibras de aço;
3. Tubo armado com barras ou telas de aço soldadas e com reforço secundário de fibras de aço.

Os tubos de concreto

Os tubos são mais complexos do que muitas pessoas possam pensar, tendo características específicas, de acordo com o tipo de aplicação na obra, por isso, a importância de, no momento da cotação, se ter o conhecimento das finalidades de utilização e aplicação dos materiais. A Concretos Florense presta um atendimento especializado, de acordo com a necessidade dos clientes e estando alinhada com todas as exigências do mercado.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais para saber mais:

Instagram

LinkedIn 

Facebook

 

Fonte: ABTC

QUAL A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO DO CONCRETO

Existem diversos aspectos fundamentais para serem seguidos durante a fabricação de tubos de concreto, e o processo de cura ou hidratação é um deles.

Neste conteúdo, a Concretos Florense vai abordar a importância do processo de hidratação na fabricação do tubo, sendo que a hidratação do concreto é a reação entre cimento em contato com água. É ela que confere pega e endurecimento na mistura.

Para que serve a hidratação do concreto?

O processo de cura do concreto é uma ação feita com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada.

Ao evaporar rapidamente, a água presente nos poros do concreto deixa um caminho “vazio” nos locais por onde passa, e, como consequência, faz surgir fissuras no corpo do tubo por isso, fazendo uma cura adequada, o fabricante garante que essa perda de água seja lenta, evitando assim o aparecimento dessas fissuras.

Logo, quanto mais devagar a água “abandonar” a estrutura do tubo, menos chances de aparecer fissuras ou trincas. Mas como garantir que a água saia lentamente?

A água pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar. Proteger os tubos da ação desses fatores é a chave para uma cura bem feita.

+ Aproveite e leia: O que é importante saber na hora de transportar aduelas de concreto

A cura dos tubos pode ser feita de diversas maneiras:

  •  Cura úmida
  •  Cura química
  •  Cura à vapor
Tipo de hidratação do concreto

Exemplo de algum dos tipos de hidratação do concreto. Fotos: ABTC

Na Concretos Florense, todo o cuidado nos processos de produção são cuidadosamente observados, sendo a hidratação feita logo após a produção das peças, e através de molhagem manual (úmida), sendo que o clima interfere diretamente no processo da hidratação.

Independentemente do método adotado o objetivo precisa ser o mesmo: evitar a evaporação rápida da água presente no concreto.

Gostou do conteúdo? Tinha conhecimento dos tipos de cura do concreto? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:

Instagram

LinkedIn 

Facebook

Fonte: ABTC